terça-feira, 14 de abril de 2009

ALGUÉM PODE OUVIR?!

Confesso que no colégio biologia nunca foi meu forte, portanto posso ser considerado um analfabeto funcional no que diz respeito a conhecida e amada (odiada por muitos também, claro!) Teoria da Evolução de Darwin. O fato é que se o processo de evolução não parou desconfio que logo (é questão de uns poucos milhares de anos), devido à seleção natural*, os seres humanos perderão um dos ouvidos e ganharão mais uma boca. Nesse caso talvez fosse apropriado chamar de Involução! Não conseguimos ouvir o outro. Estamos o tempo todo falando, falando, falando...

Pensemos! Quando foi a ultima vez que você conseguiu, em silêncio, parar por 15 minutos pra ouvir as dores e o sofrimento de alguém? Quando foi que percebeu que o outro estava sofrendo (isso não é nada fácil!) e disse: “Senta ai, meu camarada! Agora fala tudo o que esta te incomodando!”? Encontro dezenas de pessoas ávidas por alguém que as ouça, mas são raras as que querem ouvir! Talvez por isso o número de psicólogos vem aumentado tanto e por isso também as pessoas me pareçam mais infelizes. Afinal, porque as pessoas não ouvem? Tenho algumas suspeitas...

Corremos do problema alheio! Acreditamos que ouvi-los é assumi-los. No entanto, a maioria das pessoas ao falar não querem do ouvinte uma solução, apenas um ouvido. Não temos a obrigação de dar as respostas!

Vivemos em um mundo altamente competitivo e individualista. O meu sucesso, na maioria das vezes, depende do seu fracasso. Já temos problemas demais, não sobra espaço pro outro. O bem estar é pregado como um estado individual.

Vivemos na era da informação. São milhares e diversas e não sabemos o que fazer com a maioria delas. Logo, ouvir o outro é acumular mais informação e conseqüentemente problemas.
Diante disso, quem se dispõe a ouvir corre o risco de se sobrecarregar e não ser visto como alguém que também precisa ser ouvido. Ou a natureza cometeu um grande equívoco nos dando dois ouvidos e uma boca, ou estamos nos colocando contra a ordem natural das coisas!

*Só pra ajudar os desinformados como eu, segundo a Wikipédia (sei que não é muito acadêmico usar fontes como essa...), “seleção natural é quando características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e que características desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menos comuns”, ou seja, a natureza se encarrega de dar cabo de algumas características não utilizadas pelos seres.

9 comentários:

  1. É... meu amigo, falar sempre foi muito mais fácil que ouvir. Parar para ouvir alguém significa ter o mínimo de consideração pela pessoas, e isto, é algo que está em falta.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. "Logo, ouvir o outro é acumular mais informação e conseqüentemente problemas."
    Para quem tem fome de informação, esse sinônimo talvez não seja muito fiel: "problemas". Adoro informações! E problemas? É bom analisar os considerados "problemas" alheios. É uma interessante fonte de estudo e aprendizagem! rsrs..
    Concordo com você Tico, as pessoas são egoístas e tb acham q são apenas emissoras de informações (orgulhosas), quando na verdade elas tem tanto a aprender calando/ouvindo em alguns momentos.
    Para não perder o costume: "... não me calo, porque o silêncio é para os grandes." (Fernando Pessoa)

    ResponderExcluir
  4. Poucas foram as pessoas que conheci que tem o dom de escutar. Você foi um deles, sou eternamente grato. Ahh Darwin esteve no Brasil e catalogou Tucanos na Amazônia e deu alguns a Pedro II,Para a coleção do Museu de Fauna e Botânica da Quinta da Boa Vista.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto...e realmente algumas pessoas ao solicitar nossos ouvidos não querem soluções, desejam apenas a certeza de que suas palavras não estão sendo jogadas ao vento. Rubem Alves em seu texto "Escutatória" faz uma reflexão parecida com a sua...e acho que ele tem muita razão quando diz que deveriam ser ofertados cursos de escutatória como são ofertados os de oratória..sr..enfim, bom saber do seu blog...mais um espaço agradável para visitar. Abraço :)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Grande Suquinho!

    Belo texto...Vc tem envergadura moral para sobre isso...Tenho saudades dos nossos papos filosóficos viu...rsrssr

    Acho que os partidários de Darwin ao lerem esse texto vão rever algumas coisas,ou até mesmo temeriam ao que vc definiu como involução...

    ResponderExcluir
  8. Antes que eu esqueça...

    Pequenos homens monopolizam a fala,grandes homens monopolizam a audição.

    ResponderExcluir
  9. Gui, você como sempre com uma frase incisivo! Também sinto falta das nossas produtivas e acaloradas discussões. Grande abraço!

    ResponderExcluir